10 Razões para você praticar Pilates

No período da 1ª Guerra mundial ele viveu na Inglaterra, onde foi considerado um estrangeiro inimigo. Em 1914, foi recluso no campo de concentração de Lancaster. Lá atuou como enfermeiro, ajudando na recuperação dos feridos.

Neste contexto começou a desenvolver exercícios utilizando o material disponível, que foram as próprias camas do hospital com suas molas. Desta forma criou seus aparelhos, os quais nos dias atuais já estão mais elaborados, mas cuja origem está nas camas de hospitais.

No Brasil o Pilates chegou por volta de 1991.  A principal precursora foi Alice Becker Denovaro. Graduada em Dança pela Universidade da Bahia (UFBA) e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles.

Alice trouxe da Califórnia o primeiro Reformer (equipamento utilizado para a prática do Pilates), tornando-se pioneira do Método Pilates no Brasil.

Dessa forma o Pilates se difundiu em todo o Brasil. Atraindo primeiramente mulheres, em sua maioria maduras, hoje atrai também jovens, homens, atletas, crianças e idosos.

É recomendado por médicos e utilizado para diversos objetivos, sendo reconhecido tanto no meio clínico como no de fitness, além dos ambientes de performance atlética e artística.

De forma a garantir que a atividade seja realizada de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente. Respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo.

Joseph Pilates baseou o seu método em princípios, que algumas escolas e Estúdios modificaram a sua nomenclatura e sua maneira de abordar, devido ao maior conhecimento, da anatomia humana e do conhecimento científico.Porém, a sua estrutura principal continua servindo de base para quem deseja desfrutar desta atividade.

Os princípios são:

a)  Respiração: A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração deve ser forçada e a inspiração, o mais natural possível. Via de regra, expira-se nos momentos de maior esforço dos movimentos.

b)  Centro: É o fortalecimento de um conjunto de músculos. Em que toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia neste centro de forças e flui para as extremidades.

c)  Concentração: Se faz necessário que a mente e o corpo trabalhem em conjunto a fim de dar atenção e importância a todas as partes do corpo, para que o movimento seja realizado com o máximo de eficiência.

d) Controle:  Prioriza o domínio muscular, visando um padrão suave e harmônico do movimento.

e) Precisão: Busca a perfeição do movimento, evitando o desgaste com exercícios desnecessários e ainda  a perda de energia por meio de contrações inadequadas, exageradas ou deficientes.

f)  Fluidez:  Evita movimentos isolados  e estáticos e busca a leveza dos movimentos.

Os benefícios do Pilates são bem mais numerosos do que eu vou citar aqui. Porém essa forma resumida dará a você uma noção da importância da prática do Pilates para a sua saúde.

1) Combate ao estresse: Os praticantes desta atividade aprendem a lidar melhor com o seu corpo e mente evitando situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

2)Aumenta a flexibilidade: Possibilita o alongamento dos músculos e amplitude de movimento nas articulações.

3) Potencializa os músculos:Os músculos tonificam-se e são estimulados a funcionar em harmonia com o corpo todo.

4)    Corrige a postura:  Os exercícios aplicados nesta atividade possibilitam um maior desenvolvimento nos músculos que sustentam a lombar e isso reflete nas atividades do cotidiano

5)  Perda de peso: Aliado com uma alimentação balanceada e combinada com exercícios aeróbicos  o Pilates torna-se uma importante ferramenta no combate ao peso excessivo.

6) Melhora a coordenação motora: Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhorar a percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

7)  Previne fraturas ósseas: Em virtude do aumento da força muscular, da melhora do equilíbrio e maior alongamento dos músculos, o Pilates auxilia na prevenção de fraturas osteoporóticas.

8)  Pilates e o Câncer: Os exercícios contribuem para a recuperação de movimentos e a flexibilidade de áreas afetadas pela doença.

9)  Pilates para os idosos: Reduz dores, aumenta a confiança para tarefas diárias e diminui impacto na articulações.

10) Pilates para grávidas: O fortalecimento do assoalho pélvico tem sido apontado como benéfico em casos de parto natural. Reduz edemas de braços e pernas e melhora o equilíbrio.

Após conhecer um pouco mais da história e prática do método Pilates, somos levados a acreditar que os benefícios da referida atividade para a saúde são muitos.
                                      
0 comentários para " 10 Razões para você praticar Pilates "

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2014 Saude no Seu Dia Dia -
Tradusido Por: SA. dia dia - Template. Catatan Info