Cuidados com a Próstata

Com a disseminação da informação os homens estão mais atentos aos cuidados que devem ter com o próprio corpo, mas ainda assim precisam aprender algumas coisas com as mulheres, como por exemplo, vencer tabus. 

Os homens ainda são muito resistentes sobre alguns tabus que envolvem os cuidados que precisam ter com a sua saúde. 

O exame de próstata é um dos tabus mais populares entre eles.A próstata é uma glândula posicionada em volta da uretra do homem, ela produz um líquido que auxilia na formação do sêmen e no transporte dos espermatozoides até a ejaculação.

 Dentro da próstata também acontece a transformação de um hormônio, a testosterona. A glândula transforma o hormônio testosterona em diidrotestosterona. Esse hormônio é responsável pelo controle do crescimento da próstata.

O crescimento da próstata é o “termômetro” que indica se está tudo bem ou não. A glândula, em um jovem de vinte anos, tem o tamanho aproximado de vinte gramas, conforme o tempo vai passando e a idade vai aumentando a próstata passa a crescer, o que é um crescimento natural.

Porém, quando há alguma irregularidade no desenvolvimento da próstata ela cresce além do normal e pode perder a eficácia, causar dores, dificultar a excreção da urina e causar incômodo.

Fique atento caso:Tenha dificuldade para iniciar a micção;Tenha vontade frequente de urinar;Apareça sangue na urina;Sinta dor ou queimação ao urinar.Uma das doenças mais assustadoras entre os homens, o câncer de próstata, já se tornou o tipo de câncer mais diagnosticado no universo masculino, sendo o terceiro tumor maligno mais diagnosticado no Brasil.

 O câncer provoca o crescimento exagerado da próstata que pode chegar a pesar cem gramas.A próstata não dói, por isso é comum vários homens descobrirem a doença quando ela já está em estado avançado, o que dificulta a cura. 

Quando o câncer de próstata é diagnosticado no seu início as chances de cura aumentam potencialmente.

A PARTIR dos 40 anos é recomendável que todo homem visite o urologista anualmente ou semestralmente para ter a segurança que está tudo bem.

O procedimento médico é simples. O paciente responde a um questionário feito pelo médico, com perguntas simples e diretas e logo após o questionário é realizado o exame de toque retal.

O EXAME de toque retal é fundamental para o diagnóstico preciso, pois o câncer ou demais doenças na próstata não apresentam sintomas, por isso um exame de sangue ou uma ultrassonografia não são eficazes. No exame de toque retal é avaliado o volume, a consistência, presença de nódulos, limites e sensibilidade da próstata, por isso esse exame é executado .
0 comentários para " Cuidados com a Próstata "

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2014 Saude no Seu Dia Dia -
Tradusido Por: SA. dia dia - Template. Catatan Info